13 mulheres inspiradoras do RN para você conhecer


Aproveitando este 8 de março, apresentamos aqui uma lista com 13 mulheres inspiradoras para os potiguares ficarem de olho em 2021.

São mulheres que têm feito a diferença em suas áreas de atuação, seja em Natal, no Rio Grande do Norte, no Brasil, ou no mundo.

Na seleção, há desde empresária até jornalista, passando por atleta, cientista e pianista clássica.

São mulheres que além do que já têm mostrado em suas áreas, sempre têm algo legal a dizer.

Vale frisar que esta lista não é um ranking ou algo construído a partir de um método específico.

A seleção é simplesmente um apanhado de mulheres que a equipe do EXPRESSO 84 costuma acompanhar.

Inclusive, já fica aqui o espaço para que os leitores indiquem mais mulheres fantásticas para acompanharmos.

Confira:

Sunsarara – Artes Visuais

Sunsarara tem grafites e lambes em vários muros de Natal. Sua arte exalta o corpo da mulher, valoriza a sexualidade e o autoconhecimento, além de vez por outra alfinetar a fragilidade masculina.

A artista também atua com ilustração, pintura em tela e intervenção urbana. Seu ateliê fica em Macaíba, onde ela costuma promover ações artísticas.

Aline Ghilardi – Paleontóloga

A paleontóloga Aline Ghilardi, da UFRN, é referência nacional nos estudos sobre dinossauros. Algumas de suas pesquisas com pegadas e tecidos fossilizados têm repercutido internacionalmente

Ela também é co-fundadora do canal Colecionadores de Ossos, no Youtube. Seus vídeos já somam mais de 1 milhão de visualizações. Vale segui-la no Twitter, onde ela divulga muitos assuntos científicos (@alinemghilardi)

Fernanda Palhano – Neurocientista

Fernanda Palhano-Fontes tem 35 anos, é engenheira doutora especializada em imagens cerebrais. Ela integra a equipe do prestigiado Instituto do Cérebro (ICe-UFRN).

Seu artigo sobre tratamento de depressão com ayahuasca, publicado em 2018, é o trabalho brasileiro sobre psicodélicos mais citado no mundo, com uma média de 38 citações por ano.

Ana Beatriz – Atleta

A natalense Ana Beatriz é uma das grandes promessas do remo no Brasil. Aos 16 anos, a atleta que treina no Rio Potengi foi a única mulher do Norte e Nordeste convocada para a Seleção Brasileira de Remo.

A convocação faz parte do programa do Comitê Olímpico Brasileiro de formação de atletas para os próximos ciclos olímpicos.

Isadora Rezende – Musicista

Isadora Rezende tem somente 15 anos de idade, mas seu talento no piano clássico é coisa de gente grande.

A musicista natalense, que em 2016 tirou o primeiro lugar no concurso nacional de piano da USP (para pianistas da sua idade), tem como grandes referências Chopin e Heitor Villa-Lobos.

Mas seu repertório também se estende por nomes como Oriano de Almeida, pianista potiguar a quem já dedicou um recital completo.

Pretta Soul – Rapper e trancista

Pretta Soul é o nome artístico de Jéssica Mayara, rapper e trancista nascida e criada nas Rocas, na periferia de Natal.

Ela começou no rap com 13 anos, como B-girl, rodou o Nordeste se apresentando até se iniciar nas rimas, com letras que falam do cotidiano urbano, especialmente das mulheres pretas.

Hoje, com 29 anos, acumula alguns discos no currículo e um Prêmio Hangar na categoria linguagens urbanas, em 2019. Pretta também mantém um salão especializado em beleza negra, o Stilo Afro Natal, onde faz tranças e manutenção de dreads.

Mariana Ceci – Jornalista

Mariana Ceci é formada em jornalismo pela UFRN e atua como repórter no jornal Tribuna do Norte e no projeto Lição de Casa. Em parceria com outras jornalistas, lançou recentemente a newsletter Cajueira, onde faz curadoria de conteúdo produzido por veículos independentes do Nordeste.

A jornalista escreve principalmente sobre direitos humanos, educação, gênero e meio ambiente. Tem textos publicados na Revista Piauí e Agência Ponte.

Já ganhou dois prêmios de jornalismo do MPRN. Ela é bem atuante no Twitter, vale segui-la para ficar bem informado (@marianaceci).

Larissa Marques – Empresária

Larissa Marques é CEO da Life Sprint (@lifesprint_), Diretora de Inovação da CDL Jovem Natal e já atuou por seis anos como consultora do SEBRAE nas áreas de Gestão da Qualidade, Empreendedorismo e Liderança.

Formada em Nutrição e com mestrado em Gestão da Tecnologia e Inovação, pela UFRN, a empresária já impactou mais de 2 mil pessoas com treinamentos e workshops vivenciais.

Em 2017 venceu o prêmio SEBRAE Mulher de negócios e no ano seguinte teve sua empresa acelerada pelo SEBRAELAB, com mentoria de Camila Farani, do Shark Tank Brasil. 

Ariell Guerra – Artista Visual

A artista Ariell Guerra se dedica à pintura em tela, murais e ilustração digital. Seu forte é o colorido e o traço leve e lúdico, muitas vezes usando como tema os elementos da cultura e geografia potiguar.

Vendeu sua primeira obra em 2018. Hoje, com 26 anos, tem trabalhos enviados para São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e até pra Áustria.

Regina Azevedo – Poeta

A poeta Regina Azevedo tem 21 anos de idade e quatro livros no currículo – o quinto, “Carcaça”, está saindo em breve. 

Os versos livres da potiguar entraram no radar da crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda, que colocou Regina em sua mais nova antologia, “As 29 poetas hoje” (Companhia das Letras, 2021), que reúne jovens nomes da poesia nacional.

Cecília Oliveira – Ativista

A jornalista Cecília Oliveira é uma das fundadoras do movimento Fora do Padrão, projeto que começou como bazar e que hoje se estende por várias ações em prol do empoderamento feminino e da luta contra a gordofobia.

Nas suas redes sociais ela está sempre trazendo reflexões sobre a questão do corpo feminino e outros temas correlatos, além de ótimas dicas culturais.

Luísa Nascim – Cantora

À frente da banda Luísa e Os Alquimistas, a cantora Luísa Nascim é uma das artistas mais instigantes que surgiram na música potiguar nos últimos anos.

Seu som combina brega funk com ragga, afropop com batidão romântico, tudo de um jeito muito bem resolvido e dançante.

Irina Cordeiro – Chef de cozinha

Para a potiguar Irina Cordeiro, a comida é feita de afetos. É com essa filosofia que ela tem propagado a gastronomia brasileira – especialmente a nordestina -, desde a participação no MasterChef Profissionais (2017), onde foi semifinalista.

Ela é bem ativa nas redes sociais, fala de comida e toca em temas importantes do universo feminino. Seu canal no Youtube tem dezenas de receitas espertas, ensinadas com sotaque potiguar.

***

E aí gostou da lista?

Se sentiu falta de alguém, mande o nome para gente, que ficaremos felizes em conhecer e indicar.

Previous Prefeitura do Natal suspende passe estudantil e gratuidade de idosos no transporte público nos horários de pico
Next Natal adere ao Consórcio Nacional de Vacinas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.